quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Santíssimo Nome de Maria

SANTÍSSIMO NOME DE MARIA

12 DE SETEMBRO

 


"Os espíritos malignos tremem ante a Rainha dos Céus, e fogem como se corre do fogo, ao ouvir seu santo Nome. Causa-lhes pavor o santo e terrível Nome de Maria, que para o cristão é em extremo amável e constantemente celebrado. Não podem os demônios comparecer nem poder por em jogo suas artimanhas onde veem resplandecer o nome de Maria. Como trovão que ressoa no céu, assim caem derrubados ao ouvirem o nome de Santa Maria. E quanto mais amiúde se profere este nome, e mais fervorosamente se invoca, mais céleres e para mais longe escapam." (Tomás de Kempis)

 

"Se existe entre os mortais algum nome tão belo, cheio de graça, que mereça ser escrito, lido, louvado, pintado e esculpido é o de Maria, já que é digno de estar sempre diante dos olhos, nos ouvidos e nas mentes de todos os homens e de ser pronunciado em particular e publicamente com imensa reverência". (São Pedro Canísio)

 

Conforme se praticava entre os judeus, oito dias depoisdo nascimento da Virgem, os pais deram-lhe um nome. A Igreja que instituiu a festa do Santo Nome de Jesus, alguns dias depois do Natal, quis instituir também a festa do Santo Nome de Maria pouco depois da sua Natividade. Celebrada primeiramente em Espanha, esta foi estendida a toda a Igreja por Inocêncio XI em 1683, para agradecer a Maria a vitória que João Sobieski, rei da Polônia, acabava de alcançar sobre os turcos que assediavam Viena e ameaçavam o Ocidente.

O nome hebreu de Maria, em latim Domina, significa Senhora ou Soberana; e ela é-o com efeito, pela autoridade mesma de seu Filho, o Senhor Soberano do mundo. Gostamos de chamar a Maria, Nossa Senhora, como chamamos Nosso Senhor a Jesus; pronunciar o seu nome é afirmar o seu poder, implorar o seu auxílio e colocar-nos sob a sua benfazeja proteção.

Fonte: Missal Romano Cotidiano. Dom Gaspar Lefebvre e os Monges Beneditinos de Santo André.

 

Ave Maria em aramaico.

Slom-lek Mar-yam (Ave Maria )
Mal-yat-tay-boo-too (cheia de graça)
Mo-Ran a-mék (O senhor é convosco )
Mba-rak-to At-bné-sé (Bendita sois vós entre as mulheres)
Wam-ba-ra-koo Fee-ro-dkar-sek Ye- Soo. (e bendito é o fruto do vosso ventre,
Jesus)
 
 Mort-Maryam (Santa Maria)
É-méh da-lo-ho
(Mãe de Deus)
Et-ka saf-hlo-fayn ( Rogai por nós)
Hnan- ha-to-yé (Pecadores)
Ho-so-wab so-to ( Agora e na hora)
Dman- Tan
(de nossa morte)
A-meen
(Amém)
 

 

Ave Maria em latim

Ave Maria, (Ave Maria)
gratia plena, (cheia de graça)
Dominus tecum. (o Senhor é convosco)
 Benedicta tu in mulieribus, (Bendita sois vós entre as mulheres)
et benedictus fructus ventris tui, Iesus. (e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus)
Sancta Maria, (Santa Maria)
Mater Dei, (Mãe de Deus)
ora pro nobis peccatoribus, (rogai por nós pecadores)
nunc, et in hora mortis nostræ. (agora, e na hora de nossa morte)
Amen. (Amém)


 
Oração para invocar sempre o nome de Maria Santíssima


Grande Mãe de Deus e minha Mãe, ó Maria, é verdade que eu não sou digno de proferir o vosso nome; mas vós, que me tendes amor e desejais minha salvação, concedei-me, apesar de minha indignidade, a graça de invocar sempre em meu socorro vosso amantíssimo e poderosíssimo nome. Pois é ele o auxílio de quem vive e salvação de quem morre.

Puríssima e dulcíssima Virgem Maria, fazei que seja vosso nome de hoje em diante o alento de minha vida. Senhora, não tardeis a socorrer-me quando vos invocar. Pois, em todas as tentações que me assaltarem, em todas as necessidades que me ocorrerem, não quero deixar de chamar-vos em meu socorro, repetindo sempre:

Maria! Maria! Assim espero fazer durante a vida, assim espero fazer particularmente na hora da morte, para ir depois louvar eternamente no céu vosso querido nome, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

Extraído do livro: “Glórias de Maria”. De Santo Afonso Maria de Ligório.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário