sábado, 14 de setembro de 2013

Exaltação da Santa Cruz


EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

14 de Setembro

 

Salve Santa Cruz, vitoriosa da serpente infernal, tu, que entre céu e terra elevaste Jesus, nova serpente de bronze, fonte de vida para quem contempla com amor confiante.



 

A festa de 14 de setembro teve primeiramente por único objeto o aniversário da descoberta da Santa Cruz por Santa Helena e a dedicação das basílicas constantinianas, consagradas em Jerusalém a 14 de setembro de 335, no próprio local do Santo Sepulcro e do Calvário. Mais tarde, porém, uma confusão de datas fez passar para 14 de setembro a memória de outro acontecimento que suplantou o primeiro: a restituição da Santa Cruz pelos persas em 629. Levada de Jerusalém, quinze anos antes, após uma vitória dos persas, foi reconduzida para Jerusalém pelo imperador Heráclio, vencedor por sua vez dos exércitos persas.

A liturgia da Santa Cruz é uma liturgia triunfante: a Igreja celebra nela a vitória de Cristo sobre a morte e o glorioso troféu da nossa redenção. Já a serpente de bronze erguida por Moisés sobre o povo, o anunciava: a salvação nos havia de vir da exaltação de Jesus sobre o madeiro da Cruz.
 
Fonte: Missal Romano Quotidiano.  Dom Gaspar Lefebvre e os Monges Beneditinos de Santo André.
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário